Cromomania v.2: Futebol 77 - A Grande Selecção

Futebol 77 - A Grande Selecção

..
.
Época: 1976/77
Editora: Acrópole
Digital: Sim
.
Análise:
É uma colecção marcante para vários “cromomaníacos”, esta Futebol 77 – A Grande Selecção. Estão representados nesta colecção os 16 clubes presentes na 1ª divisão da época 76-77: Benfica, Boavista, Belenenses, Sporting, V. Guimarães, Estoril, Sp. Braga, V. Setúbal, Atlético, Académico, Leixões, Varzim, Portimonense, Beira Mar e Montijo, sendo que a maioria das fotos terá sido tirada na época anterior.
.
Conta também com uma inovação para a época: cromos da Selecção Nacional. Na época e com o apuramento para o Mundial Argentina 78 a decorrer, a editora desafiava o coleccionador a acertar na equipa mais regular em 3 dos jogos da fase de apuramento, com vários cromos da nossa Selecção (não numerados), tendo como prémio, para cinco dos coleccionadores que acertassem na formação inicial, cinco viagens para duas pessoas, acompanhando Portugal, nas deslocações a Chipre, à Dinamarca e à Polónia. Ao nível da Selecção Nacional, os equipamentos da equipa das quinas é pintado à mão e existe ainda a curiosidade de alguns jogadores não estarem representados no respectivo clube (como o caso de Gomes), mas aparecerem na equipa nacional. Ainda relativamente à Selecção Nacional, são apresentados os cromos do Seleccionador Pedroto, do Treinador Juca e do Preparador Físico Rodrigues Dias.
.
Apesar de alguns dos cromos serem verdadeiramente “artesanais”, conta com alguns cromos de excepcional qualidade gráfica como é o caso de: Botelho, Hélder, Alinho, Vítor Baptista, Mário Wilson ou Chico Gordo, entre outros. É uma colecção única esta “Futebol 77 – A Grande Selecção” e que ficará para sempre na nossa memória...
.
No topo: A excepcional qualidade gráfica da maioria dos cromos.
.
No fundo: Os cromos da Selecção Nacional serem pintados à mão.