Cromomania v.2: Arte e Futebol

Arte e Futebol

  

Época: 1980/81
Editora: António Gomes da Silva
Digital: Sim
.
Análise:
É uma das colecções mais raras do anos 80. Lançada no início da década por António Gomes da Silva, esta colecção com 238 cromos, divididos pelos 16 clubes da primeira divisão, apresenta excelentes imagens de corpo inteiro, contendo 11 jogadores por equipa, treinador, cromo de equipa e ainda uma inovação denominada: Jogada "Flash".
.
Numa colecção onde são representados os 16 clubes presentes na 1ª divisão na época de 1980-81: Sporting, FC Porto, Benfica, Belenenses, Boavista, V. Guimarães, Sp. Espinho, Portimonense, Sp. Braga, Varzim, Marítimo, V. Setúbal, Amora, C. Académico de Coimbra, Penafiel e Académico (Viseu), os cromos dos jogadores, são apresentados com alta qualidade, em fotografias de corpo inteiro, e a grande maioria em imagens inéditas.
.
A António Gomes da Silva não quis deixar de fora os "timoneiros" e, cada um dos clubes é acompanhado pelo cromo do treinador. Desde José Maria Pedroto, a Mário Wilson, Manuel José, até Félix Mourinho, todos eles fazem parte da colecção. Mas a editora decidiu inovar ainda mais e, chegar mais longe, ao apresentar ainda 14 cromos individuais de árbitros. Os sempre "mal-amados homem do apito" têm direito a cromo, onde se destacam António Garrido, Raúl Nazaré e até Alder Dante.
.
Desconhecida para muitos, esta colecção "imita" um título exactamente igual a uma outra, editada na época anterior, com excelentes caricaturas de Francisco Zambujal, mas não é por isso que deixa de ter o seu valor. Uma raridade, com excelente qualidade e, que faz as delícias de qualquer amante do coleccionismo.
.
No topo: A boa qualidade dos cromos apresentados, muito deles em fotos únicas. A inovação de incluír 14 cromos dos principais árbitros, em actividade na época.
.
No fundo: Um pequeno erro, num dos denominados cromos "flash", com a troca das equipas envolvidas.